Roda de conversa

Permitir que os alunos opinem e aprendam com os colegas ao invés de apenas escutar o que os professores ensinam. Essa é uma das propostas das rodas de conversa na escola, uma metodologia que possibilita envolver os estudantes, desenvolvendo maior autonomia e coletividade.
A própria característica física da roda de conversa já proporciona um momento de integração entre os alunos, já que eles deixam de olhar exclusivamente para o mediador e passam a olhar para os colegas, o que incentiva o diálogo.
É necessário que todos os estudantes estejam confortáveis e se sintam parte do grupo, se identificando tanto com os professores quanto com os colegas. A roda de conversa é um momento de inclusão, encorajamento e motivação dos alunos. É essencial para que o aluno se sinta ouvido e aceito. Neste momento, ele deve se sentir à vontade para se expressar livremente, confiando que suas ideias serão respeitadas.
No dia 18 de fevereiro, o Colégio promoveu uma Roda de Conversa juntamente com a participação de todos os alunos sobre o tema “Bullying X Empatia”, sob mediação dos professores Rodrigo de Sousa e Silas Jorge Costa. Nessa roda de conversa foi colocada em pauta a leitura e a interpretação de textos e poemas sobre o tema. Durante a conversa foi dada a voz aos alunos para que pudessem expor suas reflexões e aberto discussões sobre as consequências de diferentes atitudes de empatia no âmbito escolar.

Please follow and like us:
fb-share-icon