Av. Francisco Assis Monteiro de Castro, 707 Mogi das Cruzes, São Paulo
saber@colegiosaber.com.br

Ensino Médio

O Novo Ensino Médio tem como principal proposta, aproximar os estudantes das transformações da sociedade e do mercado de trabalho, por meio de um currículo mais flexível composto por duas partes, Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, que se desenvolvem em três frentes: o desenvolvimento do protagonismo e do Projeto de Vida dos estudantes, a valorização da aprendizagem com a ampliação da carga horária de estudos e a garantia de uma formação básica comum a todos os estudantes, acrescida da oportunidade de escolha no aprofundamento curricular.

A primeira série deste ano já vivencia o novo modelo e os itinerários baseiam-se nas grandes áreas do conhecimento que são:

●      Ciências Humanas e suas Tecnologias;

●      Matemática e suas Tecnologias;

●      Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

●      Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quando você entende o que são as áreas do conhecimento, fica mais fácil compreender as ferramentas de estudo de cada uma delas. Além disso, é uma maneira de entender como os cursos surgem — afinal, existe uma íntima relação entre eles. Assim, apesar das distinções, elas estão conectadas. A matemática, por exemplo, que faz parte das ciências exatas, surgiu da filosofia, que entra no grupo das ciências humanas. Os cursos, portanto, usam referências de outras áreas. Nesse sentido, apesar de cada formação ter as suas especificidades, o ensino pode ser interdisciplinar, o que enriquece o aprendizado. Aqui, é importante ter em mente que não existe um juízo de valor em relação aos grupos, pois todos eles são fundamentais para a nossa vida e precisam sempre de novas pessoas dedicadas e interessadas a contribuir para o seu desenvolvimento.

A escolha do Itinerário

O Colégio Saber sempre à frente, acolheu a nova proposta do Ensino Médio e já providenciou uma ação participativa aos estudantes com o Questionário de Escuta. Através do levantamento e análise dos diferentes perfis apresentados, a equipe pedagógica em conjunto com a equipe de consultoria da FTD oferece os seguintes Itinerários Formativos Integrados para a 1ª Série do E.M, para que assim possamos atender todos os alunos:

INTEGRADO 1: LINGUAGEM E SUAS TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Interpretação de texto: A interpretação textual permite a compreensão de todo e qualquer texto ou discurso e se amplia no entendimento da sua essência e ideia principal. Trata-se de uma competência imprescindível no mercado de trabalho e nos estudos. Tudo ao nosso redor possui uma simbologia, uma mensagem. Logo, a interpretação de texto está presente 24 horas na nossa vida. Além disso, faz-se necessário pontuar sua importância na aquisição de vocabulário falado e escrito, capacidade argumentativa, conhecimento de mundo e  construção do pensamento crítico.

Redes Sociais: Estamos vivenciando a era do conhecimento. O capital intelectual das organizações, dos mais variados setores, jamais foi tão valorizado. Atualmente, a detenção do conhecimento está diretamente ligada ao sucesso das organizações. Neste cenário, destacam-se as redes sociais, onde indivíduos e organizações se relacionam focados na potencialização do conhecimento. Estas redes servem como um instrumento para aquisição, troca e disseminação de conhecimento entre seus colaboradores, na busca de melhoria de desempenho e eficiência. O entendimento dos relacionamentos informais nos ambientes inter e intraorganizacionais, torna-se um campo de estudo que vem ganhando grande amplitude. Este entendimento torna-se possível através da utilização de ferramentas de análise de redes sociais. Através destas ferramentas, é possível mapear as relações entre os indivíduos, instituições e organizações.

INTEGRADO 2: MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Raciocínio Lógico: O raciocínio lógico matemático respalda-se em conceitos capazes de organizar e clarear as situações cotidianas, requerendo aos que dele fazem uso a encontrar soluções para circunstâncias complexas, uma vez que sua solução está ligada à interpretação de fatos, expressos em textos ou não e à resolução de problemas, os quais, em termos  matemáticos precisam ter coerência e coesão, para que o enunciado das premissas não tenha como desfecho uma contradição. Sendo assim, pode-se afirmar que os problemas matemáticos ligados à lógica das proposições, englobam todas as situações em que se anunciam proposições que levam a outra proposição, as quais, em conjunto, têm como desfecho conclusivo.

Desenvolvimento Sustentável:

A humanidade vem se defrontando com diversos problemas típicos da sociedade pós-industrial, dentre eles a dificuldade em compatibilizar o crescimento econômico com a proteção ao meio ambiente. Para se atingir um desenvolvimento sustentável, é preciso examinar as dimensões sociais, econômicas, ecológicas, espaciais e culturais – numa visão multidisciplinar a fim de analisar as variáveis e todo o espectro de perspectivas que envolvem o imenso desafio de atender às necessidades materiais e imateriais da sociedade de forma eqüitativa.

A preocupação com a degradação ambiental provocada pelo crescimento econômico desordenado deu ensejo ao termo “desenvolvimento sustentável”, que surgiu quando se percebeu que a referida degradação está intimamente relacionada com a queda na qualidade de vida.